AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Farnborough – Rockwell Collins fornecerá sensores ao Horus 100

Contrato prevê emprego do sistema de sensores de navegação micro inercial


A Flight Technologies escolheu a Rockwell Collins para fornecer o INS (Micro Inertial Navigation Sensor) para o veículo aéreo não-tripulado Horus 100, que será implementado pelas Forças Armadas Brasileiras.

O Micro INS é um avançado INS/GPS que oferece informações completas e precisas sobre o estado da plataforma. Pesando apenas 100 gramas, o Micro INS incorpora um disk-on-chip interno para um registro de dados estendido, e atende a exigentes requerimentos ambientais contra choques, vibrações, temperatura e umidade. O sistema usa micro sensores eletromecânicos altamente confiáveis, incluindo acelerômetros, giros de velocidade (rate gyros), magnetômetros e sensores de pressão de dados aéreos, bem como um receptor de GPS com sistema WAAS (Wide Area Augmentation System).

O pequeno Horus 100 é um UAV lançado à mão, projetado para ser utilizado em aplicações típicas de curto alcance realizadas por pelotões, companhias ou até batalhões. Tipicamente seu emprego envolve busca de alvos de artilharia e auxílio ao deslocamento de infantaria, podendo inclusive ser utilizado em operações especiais e contra-terrorismo, reconhecimento urbano e missões dedicadas de inteligência. O veículo é voltado para operações a curtas distâncias, entre 10 e 20 km.

O fabricante acredita também no uso no setor privado, em serviços de aerolevantamento.  

Redação
Publicado em 16/07/2014, às 16h00 - Atualizado às 16h10


Mais Notícias