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Falha em radares provocou transtornos em Buenos Aires

A falha em radares provocou transtornos nos aeroportos da capital argentina


A pane no TMA Baires durou 12 minutos - AERO Magazine/Martín Romero
A pane no TMA Baires durou 12 minutos - AERO Magazine/Martín Romero

Uma falha no sistema de radares da Área de Controle Terminal Baires, que abrange a região metropolitana de Buenos Aires e seus aeroportos, Jorge Newbery, Ministro Pistarini, San Fernando e El Palomar, provocou transtornos na última segunda-feira (10).

A falha aconteceu às 16h45 (no horário local) e durou apenas 12 minutos, mas foi o suficiente para gerar grandes atrasos e/ou desvios nos voos com partidas e chegadas nos aeroportos da capital argentina. 

Fontes do meio aeronáutico informaram que a operação começou a priorizar as chegadas em relação às partidas, tendo uma separação de 10 a 15 minutos por operação. Uma vez iniciado o sistema de backup, a operação voltou ao normal.

O caso aconteceu no final de um feriado prolongado, que havia começado na sexta-feira (7). No momento da pane, o terminal estava em um dos horários onde havia o maior número de operações.

O que é um TMA?

Carta TMA Baires
Carta do TMA Baires


Um TMA é uma área de controle terminal que abriga um ou vários aeroportos movimentados. Este espaço aéreo é gerado para organizar com segurança as chegadas e partidas em cada um deles.

A TMA Baires administra três aeroportos comerciais: Jorge Newbery (AEP), Ezeiza (EZE) e San Fernando (FDO), além de um grande número de aeroportos e aeródromos, como Morón, uma base aérea onde um grande número de escolas de voo operam, e o aeródromo General Rodríguez, que é o que tem o maior número de aeronaves esportivas.

Para que serve o serviço de radar?

O serviço de radar permite que o controlador, dependendo da tecnologia utilizada, tenha em maior tempo em tempo real a localização, altitude, velocidade e outros dados da aeronave, que permitem otimizar o ordenamento do tráfego aéreo.

O sistema usa um radar terrestre que emite um sinal que sai do equipamento Transponder da aeronave e, usando um código atribuído pelo controlador de tráfego aéreo, pode ver independentemente cada aeronave, seja comercial, militar ou de fretamento.

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Por Martín Romero
Publicado em 12/10/2022, às 11h34


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