AERO Magazine
Busca

Sem combustível para operar

Falha em abastecimento de combustível quase compromete operação do aeroporto de Guarulhos

Problema com a rede da Transpetro interrompeu fornecimento e estoque ficou próximo do limite


Uma falha no forneciento de combustível para o GRU Airport pela Transpetro levou à suspensão temporária do envio de querosene ao maior aeroporto da América do Sul. Segundo a Transpetro, houve roubo de combustível*. 

A situação se agravou com o tempo elevado para solução do problema, levando à redução do estoque padrão de combustível no aeroporto. Em nota enviada as empresas aéreas, o GRU Airport, pedia que os aviões em voos domésticos abastecessem com máxima capacidade possível na origem, evitando um reabastecimento no aeroporto paulista. O objetivo era manter o estoque de combustível até segunda-feira, mantendo especialmente a operação de voos internacionais, que não possuem condições de realizar tal procedimento.

A preocupação da GRU Airport era que a continuidade do problema por mais de 24 horas poderia afetar severamente todas as operações no aeroporto. O estoque de combustível nos principais aeroportos do mundo é suficiente para suprir a demanda das empresas aéreas por pouco mais de um dia. Uma falha no abastecimento é considerada grave, podendo paralisar a maior parte das operações, especialmente internacionais de longo curso.

A normalização do problema ocorreu no domingo (25), permitindo ao aeroporto regularizar o estoque de combustível nas próximas horas.



* Texto atualizado depois da confirmação de que o problema no duto, na verdade, se deu por conta de roubo de combustível. Para obter mais informações, clique aqui. 

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/02/2018, às 11h30 - Atualizado em 28/02/2018, às 11h11


Mais Notícias