Treinador americano

Fabricante norte-americano poderia abreviar a entrega do avião de treinamento T-50A

De acordo com a Lockheed Martin, a aeronave ficaria pronta seis anos antes que um projeto totalmente novo

Por Ernesto Klotzel em 24 de Março de 2017 às 10:37

Lockheed Martin poderia entregar seu jato de treinamento T-50A para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) seis anos antes do que um modelo concorrente cujo projeto deva nascer da estaca zero, proporcionando uma economia estimada em US$ 1 bilhão.

“Nossa aeronave está pronta agora” afirma Rob Weiss, vice-presidente executivo da Lockheed Martin, enquanto se aproxima a data limite para a concorrência da USAF relativa a seu programa T-X, para a aquisição de aviões de treinamento avançado para seus pilotos.

A arma pretende firmar, ainda este ano, o contrato para o desevolvimento de engenharia e fabricação (EMD) e produção de 350 jatos e sistemas de treinamento, por um valor estimado em US$ 16.3 bilhões.   

Lockheed Martin conta com dois exemplares de produção do T-50A que iniciaram seus voos em meados do ano passado em Greenville, South Carolina, satisfazendo os parâmetros de manobrabilidade, g-sustentado e alto ângulo de ataque.  

O prazo para que o novo treinador para os caças Lockheed Martin F-22 Raptor e F-35 Lightning II de quinta geração atinja grau de operacionalidade inicial foi fixado em 2024, mas, caso necessário, a fabricante poderia entregar os primeiros T-50A em 2022.

Com relação a um projeto concorrente que parta da estaca zero – como o jato BTX da Boeing – a vantagem se elevaria a seis anos. Durante este período, a USAF teria de investir US$1 bilhão para manter em voo os antigos Northrop T-38 Talon.

A Lockheed Martin já montou e remontou o T-50A, uma variante do T-50 Golden Eagle da Korean Aerospace Industries (KAI) e implantou um sistema de treinamento em terra em Greenville. A empresa também pode propor o T-50A para a concorrência AO-X da USAF, relativa a uma aeronave leve para missões de ataque, para a qual foi convidada em 17 de março.


Notícias Lockheed Martin T-50 USAF T-X F-22 F-35 BTX Boeing Northrop T-38 AO-X


Airbus, Nova Rival da Embraer

Assine

Impressa
1 ano
Impressa
2 anos
PDF/Android
1 ano
iPad/iPhone
1 ano

Assine InnerImpressaImpressaPDF/AndroidiPad/iPhone
1 ano2 anos1 ano1 ano
Edições12241212
Comprando Avulso você pagariaR$ 216,00R$ 432,00R$ 216,00R$ 216,00
Assine Agora porR$ 172,80R$ 302,40R$ 56,70R$ 56,70
Desconto
EconomizaR$ 43,20R$ 129,60R$ 159,30R$ 159,30
Parcelado sem juros no cartão de crédito 3x R$ 57,60 6x R$ 50,40
Assinando agora você GANHA também CHAVEIRO PORTA COPOS
Airbus, Nova Rival da Embraer

Alguns valores poderão variar dependendo da cotação do dólar

Receba o boletim AERO Magazine

Receba no seu email grátis destaques de conteúdo e promoções exclusivas