AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

FAB recebe maquete do Gripen NG

Modelo em escala real será exposta em eventos ao redor do país


O mock-up em escala real do Gripen NG exposto na LAAD poderá em breve ser visto em exposições e portões abertos por todo o país.

Na última quarta-feira (22), o modelo foi montado e exposto na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, num evento que fazia parte da programação da Reunião da Aviação de Caça. Os militares e convidados puderam entrar e interagir com o Gripen, gerando grande curiosidade e o entusiasmo.

Após passar pelo Rio de Janeiro, a maquete segue para o Distrito Federal, onde permanecerá sob a guarda da Base Aérea de Brasília. A FAB planeja exibir ainda este ano a maquete nos tradicionais portões abertos nas principais cidades do país, quando a população terá a oportunidade de conhecer como será o futuro caça brasileiro.

O modelo reproduz com fidelidade as características gerais do futuro Gripen E (versão monoposta), incluindo o painel que pode ser ligado e permite visualizar algumas das funcionalidades da aeronave. Também estão inclusos os armamentos que deverão ser integrados ao projeto, como o míssil A-Darter, e sistemas em geral, como designador de alvos.

A maquete é feita em fibra de vidro, madeira e metal, o que torna necessário alguns cuidados na sua preservação. O transporte pode ser feito por carretas ou nos Lockheed C-130 Hercules. São necessários dois dias de trabalho para a montagem, sendo que os equipamentos pesam aproximadamente 11 toneladas, ficando armazenados em dois containers. Técnicos da Saab deram um curso aos militares que ficarão responsáveis pela montagem e desmontagem da maquete durante sua apresentação pelo país.

“A montagem do modelo requer um trabalho minucioso, é um quebra-cabeças onde todas as peças têm um lugar bem específico, inclusive dentro do container. Se a sequência não estiver correta, o material não se encaixa”, afirma o suboficial Divaldo Soares.

De acordo com a Aeronáutica, o clima e a localização geográfica da capital federal foram determinantes para escolha do lugar onde o modelo ficará guardado. A FAB ressalta que o mock-up pertence a Saab e foi cedida temporariamente para a Aeronáutica visando apresentar o novo caça a população brasileira.

“Para os militares, conhecer a maquete será uma forma de motivação, pela progressão de nossa Força Aérea; para a população, é uma forma de conhecer melhor o trabalho que a FAB realiza em prol da sociedade”, ressalta o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas.

Redação
Publicado em 24/04/2015, às 10h00


Mais Notícias