AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

FAB e Exército recebem novos helicópteros

H225M da FAB é o primeiro com a possibilidade de ser reabastecido em voo


A Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro receberam seus primeiros helicóptero H225M em sua versão operacional em dezembro. A entrega fez parte do último lote do ano produzido pela Helibras, que incluiu outras duas unidades para o Exército. Com essas unidades, a Helibras encerra 2015 com sete helicópteros H225M entregues no ano.

As três aeronaves entregues são as primeiras nas respectivas configurações operacionais para a FAB e para o Exército. Além dos sistemas já presentes nas aeronaves anteriormente recebidas pelas forças armadas, os novos helicópteros possuem equipamentos especiais que permitirão maior segurança às forças brasileiras na realização de missões de busca e salvamento em território hostil (C-SAR), como o sistema de contramedidas eletrônicas, integrado ao H225M por profissionais brasileiros e testado em voo no país, pelos pilotos da Helibras e da FAB.

A unidade operacional da FAB apresenta ainda algumas particularidades que aumentam seu raio de ação, como um tanque adicional e a presença do sistema de reabastecimento em voo (Revo). O sistema permite que a aeronave seja abastecida por um avião durante uma missão, sem a necessidade de pousar ou interromper a atividade. A previsão é de que o sistema seja empregado pela primeira vez ainda no início do ano. Além disso, essa versão operacional da FAB conta com sensores, como o Radar Warning Receiver (RWR), Laser Warning System (LWS) e Missile Approach Warning System (MAWS), capazes de detectar a presença de radares e de mísseis inimigos. Também fazem parte do pacote sistemas de contramedidas eletrônicas, comunicação criptografada, câmera infravermelha, entre outros equipamentos.


Caption

Como os demais H225M brasileiros, essas novas aeronaves também poderão ser operadas com óculos de visão noturna. Para a familiarização das atividades a noite com esse dispositivo os pilotos realizarão treinamentos no Full Flight Simulator instalado no Centro de Treinamento e Simuladores da Helibras, no RJ.

Com essa entrega, as três Forças Armadas passam a contar com 22 aeronaves disponíveis do total das 50 unidades do contrato, sendo que 19 já estão em serviço. Os 28 helicópteros restantes serão entregues até 2022, quando a FAB contará com 9 aeronaves em configuração operacional e o Exército terá todos os seus 16 helicópteros em versão operacional, após uma etapa de retrofit nos H225M já entregues.

Redação
Publicado em 04/01/2016, às 08h00


Mais Notícias