AERO Magazine
Busca

Benefícios múltiplos

FAB assina acordos de investimentos no Brasil vinculados ao KC-390

Contrato permitirá investimentos em empresas de três estados brasileiros e a geração de empregos e tecnologia


A Força Aérea Brasileira assinou um acordo de investimentos com a norte-americana a Rockwell Collins, empresa responsável por componentes do KC-390, que deverá investir no desenvolvimento de sistemas, capacitação de profissionais e fabricação de sistemas no país. O documento prevê que os investimentos serão distribuídos entre diferentes regiões do Brasil, em empresas situadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“A empresa trabalha com sistemas aviônicos da aeronave, e por isso eles estão capacitando empresas nacionais para fazer o apoio e a manutenção desses sistemas no futuro”, comentou o chefe da subdivisão de acordos de compensação da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), tenente-coronel intendente Rodrigo Antônio Silveira dos Santos.

LEIA TAMBÉM

Alemanha pode comprar C-130 Hercules

Portugal pode desistir do KC-390 por causa do preço

Embraer registra perdas de US$ 100 milhões com KC-390


Os programas de modernização da FAB nas últimas duas décadas têm priorizado acordos com transferência de tecnologia e capacitação, dentro de contratos de offset, que preveem a compensação de grandes investimentos feitos através de compras internacionais convertidos em aportes no país. O modelo busca um retorno para a economia, para que o contrato traga benefícios para o Brasil e são divididos em dois grupos, direto e indireto. O acordo direto permite uma compensação envolvendo especificamente o produto adquirido, enquanto o modelo de offset indireto possibilita a capacitação nacional para outros projetos não relacionados à compra específica.

Por: Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 04/04/2019, às 16h00 - Atualizado às 20h45


Mais Notícias