AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

FAA valida segurança do Boeing 787

Relatório confirma nível de segurança requerido


Em nota, a Boeing anunciou que finalizou junto a FAA (Federal Aviation Administration) uma ampla revisão nos sistemas críticos do 787. A análise conjunta, iniciada em janeiro de 2013, incluiu um exame dos processos envolvidos no design, certificação e produção do 787-8. As conclusões da revisão validam a integridade do design da aeronave e confirmam a solidez dos processos utilizados para identificar e solucionar questões surgidas antes e depois da certificação da aeronave.

Ainda que a revisão ateste que o 787 atende ao alto nível de segurança requerido, inclui recomendações que visam também fortalecer os processos da FAA e da Boeing. A equipe fez quatro recomendações de melhorias para a Boeing, sendo que três dessas recomendações têm por foco melhorar o fluxo de informações, os padrões e as expectativas entre a empresa e seus fornecedores. A Boeing afirmou, em comunicado, que já tomou medidas expressivas para implementá-las.  A quarta recomendação incentiva o fabricante a continuar implantando e amadurecendo os processos fechados de desenvolvimento de programas.

Os chamados processos fechados dizem respeito aos critérios disciplinados seguidos pela empresa durante o desenvolvimento de um novo modelo de aeronave. Isso assegura ao programa um nível suficiente de maturidade, antes que ele avance para marcos importantes, como a finalização do design, o início da produção e a entrada em serviço.

Redação
Publicado em 26/03/2014, às 10h15


Mais Notícias