AERO Magazine
Busca

F-35 pode não ser furtivo

Novas tecnologias colocam em xeque capacidades do modelo


Segundo as últimas informações divulgadas pela imprensa internacional, o F-35 Lightning II, o mais novo caça do arsenal do EUA, pode não ser exatamente furtivo.
O motivo é o crescente investimento, feito pela Rússia e China,o desenvolvimento de radares que operam nas faixas VHF do espectro. Esses novos sistemas varrem uma frequência diferente daquela para qual o F-35 foi planejado para se esconder.
As informações são consideradas como teoria da conspiração por fontes no Pentagono, que alegam que tais radares não são eficientes e são caros de operar. A tecnologias no entanto é conhecida, tendo inclusive sido estudas pelos próprios americanos na década de 1980.
Segundo analistas, caso o F-35 realmente seja suscetível a buscas pelos radares que trabalham varrendo faixas VHF, o F-22 Raptor e os últimos projetos russos e chineses também seriam falhos nesse aspecto.
Embora seja um campo especulativo, apenas o fato de ser citado como deficiente coloca mais polemica no bilionário projeto do F-35, que consumiu bilhões de dólares e ainda não apresentou resultados expressivos.

Redação
Publicado em 30/04/2014, às 06h38 - Atualizado às 06h41


Mais Notícias