AERO Magazine
Busca

Combustível em áreas hostis

EUA testam estação robótica capaz de fazer reabastecimento de helicópteros

Exército norte-americano conduz demonstração de conceito revolucionário para aviação




O novo sistema, caso aprovado, poderia limitar o tempo de abastecimento de aeronaves de asas rotativas no solo e propiciar a retirada de miltares para esta operação em locais isolados e vulneráveis. Uma demonstração inicial foi realizada pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Engenharia de Aviação e Mísseis do Exército dos EUA, para testar o sistema. 

A meta do programa é a de permitir aeronaves de asas rotativas, tripuladas, satisfazer as exigências de alcance e autonomia bem como os desafios do reabastecimento criados por um cenário não continuou de um conflito.

Utilizando braços e sensores robóticos, o sistema permitiria um “Engajamento Rápido”, reduzindo o tempo de reabastecimento, bem como permitindo a retirada de soldados dos pontos de reabastecimento – em muitos casos, sob risco do fogo inimigo.

A grande maioria do sistema proposto já existe no inventário de componentes comerciais já existentes. A impressão 3D foi vital para a rápida concepção do protótipo do sistema. As últimas fases dos testes de avaliação, envolverão um bimotor “Mosquito” da Segunda Guerra Mindial e um helicóptero AH-64 “Apache”.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 25/07/2017, às 16h27 - Atualizado em 26/07/2017, às 16h41


Mais Notícias