AERO Magazine
Busca

EUA enviam sensor para o Oceano Índico

Equipamento da Marinha pode encontrar caixa preta


Após a identificação da provável área da queda do voo MH370, a US Navy (Marinha do EUA), confirmou o envio de um sistema de buscas de alta sensibilidade que pode rastrear os sinais emitidos pela caixa preta do Boeing 777 da Malaysia Airlines. 
O sistema TPL-25 (Towed Pinger Locator 25) pode rastrear e identificar sinais emitidos numa profundidade de até 20.000 pés (6.096m), que esteja em qualquer lugar do globo.
O equipamento é rebocado por um navio, em velocidades extremamente baixas, entre 1 e 5 nós e pode localizar com precisão o local da emissão das frequências emitidas pela caixa preta.

"Este movimento é simplesmente um esforço prudente para respondermos rapidamente as buscas uma vez que a vida útil da bateria da caixa de preta é limitada", disse o comandante Chris Budde, da Sétima Frota da marinha americana.

Se encontrado, o sinal é transmitido através de um cabo, sendo apresentado de forma audível, e processado por um osciloscópio e um computador. O operador controla a maior intensidade do sinal e registra as coordenadas de navegação. Este procedimento é repetido em várias linhas até a posição final ser triangulada.

A maioria dos dispositivos acústicos transmitem a cada segundo em 37,5 kHz, embora o TPL-25 possa detectar frequências entre 3,5 kHz e 50 kHz, em qualquer taxa de repetição.

O sistema consiste em um rastreador passivo, cabo de reboque, guincho, unidade de potência hidráulica, gerador, e console de controle.

Redação
Publicado em 25/03/2014, às 10h55 - Atualizado às 15h29


Mais Notícias