AERO Magazine
Busca

Atualização de um veterano

EUA estão modernizando 608 caças F-16 visando ampliar vida útil dos aviões

Lockheed Martin F-16 é o caça mais popular do mundo: tem várias versões e é utilizado por vários países


Primeiro voo de um caça F-16 foi em 20 de janeiro de 1974 - Usaf
Primeiro voo de um caça F-16 foi em 20 de janeiro de 1974 - Usaf

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) está modernizando 608 caças F-16 Block 40/50, algo que representa um dos maiores esforços de modernização da força aérea norte-americana.

“Tivemos que olhar rapidamente para todos os mods que estão acontecendo na aeronave e não apenas entender o momento de entrega dos mods, mas também quando a aeronave estará disponível nas unidades",disse Oryan “OJ” Joseph, gerente de programa do F-16 Program Office.

A atualização conta com 22 modificações, entre as mais importantes estão:  a instalação do radar Active Electronically Scanned Array (AESA) e o Link 16 – um sistema de comunicação avançado. Além disso, a atualização também inclui capacidade de guerra eletrônica e vários outros sensores modernos.

A iniciativa demostra que os EUA querem manter a frota de seus caças F-16 ativos por mais algum tempo. Vale considerar que existe o F-16v Block 70/72, a versão mais recente do caça da Lockheed Martin. 

Além da atualização dos F-16, militares dos EUA estão estudando a modernização do caça stealth F-22 Raptor que pode contar 14 pontos de modificações. No entanto, pouco se sabe sobre quais melhorias um dos principais caças do mundo poderá receber.

Especula-se que sejam instalados: um sistema de busca infravermelho de longo alcance IRST, um novo sistema de navegação alterativo ao GPS e demais modificações e até a possibilidade de drones serem monitorados e controlados a partir do caça. É esperado que até 2031 seja concluída a modernização dos Raptor e que custe aproximadamente US$ 10,2 bilhões.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 28/02/2022, às 17h25


Mais Notícias