AERO Magazine
Busca

Ameaça Fantasma

Estados Unidos deslocam bombardeiro invisível para Guam

Aeronaves se juntam a outros bombardeiros recém enviado a ilha e podem aumentar tensão com a Coréia do Norte


A força aérea dos Estados Unidos enviou três bombardeiros B-2 Spirit para a ilha de Guam, no Pacifico. A missão consiste na rotação padrão adotada pela força aérea, que recentemente enviou para a Europa os bombardeiros B-52 Stratofortress e anteriormente já havia deslocado os B-1B Lancer para Guam.

Foram deslocados aproximadamente 200 militares para acompanhar os aviões, que partiram da base aérea de Whiteman, no Missouri, para a base de Andersen, em Guam. A missão ainda serve para manter e elevada capacidade de operação das demais unidades da força aérea, como de reabastecimento e transporte.

O Pentágono mantém, desde a década de 1950, seus principais meios de combate estratégico em elevado estado de prontidão.

A ilha de Guam é citada pela Coréia do Norte como um dos potenciais alvos para seus misseis nucleares. O governo dos Estados Unidos afirma que o envio de novos bombardeiros tem como objetivo apenas o adestramento das tripulações e a integração operacional com países aliados.

O B-2 é um bombardeiro estratégico, com capacidade nuclear e com tecnologia que o torna praticamente aos radares inimigos. 

A escalada da crise entre Pyongyang e Washington DC, assim como os testes de misseis intercontinentais, tem colocado os Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão em alerta máximo. 

Edmundo Ubiratan
Publicado em 12/01/2018, às 18h00 - Atualizado às 18h21


Mais Notícias