AERO Magazine
Busca

Segurança de voo

Equipamento neurológico promete melhorar a segurança de voo

Dispositivo poderia auxiliar na prevenção e recuperação de atitudes anormais em voo


Um equipamento que está sendo desenvolvido para tratamento de distúrbios neurológicos também reúne, potencialmente, recursos para combater uma preocupação recorrente na segurança de voo: a prevenção e a recuperação de atitudes anormais de voo (UPRT na sigla em inglês). 

A ReNeuro Robotics, uma empresa de neuroengenharia de Dallas, está trabalhando para obter a certificação para um dispositivo rotativo de três eixos para assistir o tratamento clínico de traumas cerebrais e outras anomalias.   

Ao programar uma série específica de rotações em torno dos eixos de rolamento, arfagem e/ou guinada, o equipamento oferece estímulo vestibular e ocular para áreas específicas do cérebro, para restaurar as conexões das sinapses. Estes recursos também permitem à máquina recriar parafusos em voo, estóis, e outras atitudes anormais com um grau maior de precisão do que a possível nos simuladores de voo de movimento total.  

“Mesmo os simuladores mais avançados (Nível–D) não oferecem a sensação real de uma entrada em parafuso, ou as forças “g” quando da reação de recuperação de uma atitude anormal”. 

A ReNeuro procura parceiros para adaptar o dispositivo rotativo ao treinamento aeronáutico e já despertou o interesse de algumas empresas presentes na última Heli-Expo.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 29/03/2017, às 10h15 - Atualizado às 10h58


Mais Notícias