AERO Magazine
Busca

Aviação Civil

Empresas querem Congonhas e Santos Dumont abertos 24 horas na Copa

Pedido provisório quer manter operações ininterruptas entre os meses de junho e julho de 2014, por causa da lotação dos hotéis e dos nevoeiros típicos dessa época


Como previsto por especialistas anos atrás, as empresas aéreas querem que os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont funcionem 24 horas durante a Copa da FIFA no Brasil. O pedido foi apresentado pelo presidente da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

Por ora, a associação defende que a operação após o horário normal de fechamento, que atualmente ocorre às 23h, aconteça apenas diante de problemas que fujam do controle das companhias, como o fechamento de um aeroporto por fatores meteorológicos. Em caso de problemas com o clima, as empresas querem poder retomar as operações na hora em que as condições melhorarem, para poder transportar todos os passageiros afetados e remanejar corretamente a malha.

Entre os argumentos das companhias aéreas está o fato de que a Copa ocorrerá no mês com maior incidência de fechamento de aeroportos por motivos meteorológicos, em especial em razão de nevoeiro. Outro argumento está no fato de que a medida reduziria a necessidade de acomodar passageiros em uma época em que será difícil conseguir hotéis vagos. O pedido apresentado inclui todas as cidades-sede, para o período de 1º de junho a 20 de julho.

A Secretaria de Aviação Civil afirmou que analisa a proposta. No entanto, mesmo sendo uma medida temporária, os moradores dos bairros vizinhos ao aeroporto começam a movimentar visando impedir tal medida. O badalado bairro de Moema, o que mais possui divergências com o aeroporto, já prepara um abaixo-assinado para impedir o funcionamento após às 23 horas. Um dos receios dos moradores do entorno é que a medida acabe se tornando permanente, com operações ocorrendo durante toda a madrugada de forma ilimitada.

Redação
Publicado em 14/11/2013, às 08h47 - Atualizado às 09h09


Mais Notícias