AERO Magazine
Busca

Super leve

Empresa italiana lança helicóptero leve com capacidade para duas pessoas

Zefhir se destaca por construção em carbono e melhor aerodinâmica, concorrendo no mercado dominado pela família R22 da Robinson


A italiana Curti Aerospace apresentou um novo modelo de helicóptero leve, que promete renovar o segmento. O pequeno Zefhir se destaca por ser o primeiro e único helicóptero equipado com um paraquedas balístico, localizado acima do rotor principal.

De acordo com o fabricante, o equipamento existe como backup, quando na improvável condição de não permitir uma operação normal de autorrotação ele deverá ser acionado.

A nova aeronave foi apresentada recentemente na Alemanha. Ela representa um esforço do fabricante italiano em renovar o segmento dos helicópteros leves biplaces.

Um dos destaques da aeronave é sua construção em fibra de carbono, o que privilegia o baixo peso e otimiza formato sob o aspecto da aerodinâmica e também da estética. Seu motor turbo-eixo é controlado por Fadec, contando com cockpit digital. As pás principal e do rotor de cauda foram construídas em material composto.  

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 22/05/2018, às 16h00 - Atualizado em 23/05/2018, às 20h03


Mais Notícias