AERO Magazine
Busca

Simplificando

Emprego de impressão 3D elimina mais de 800 peças em motor de aeronave

Novo turboélice avançado do Cessna Denali foi construído com apenas 12 componentes


Ao que tudo indica, a impressão 3D chegou para ficar no mercado aeronáutico. Vice-presidente da GE Aviation, Anthony Aiello anunciou que a maior ênfase na nova tecnologia vai aumentar a confiabilidade e reduzir o custo e o peso dos futuros motores da fabricante. Além de diminuir drasticamente a quantidade de componentes e seu tempo necessário de fabricação. Exemplo desta mudança é o novo turboélice avançado para o Cessna Denali, que passou a ser construído com apenas 12 peças, em vez das 845 necessárias anteriormente.

Seguindo o mesmo caminho, uma equipe de pesquisas conseguiu reduzir os 900 componentes do motor turboeixo GE CT7 para apenas 16, obtendo ainda uma redução de 35% em seu peso. Além de uma maior eficiência de operação. Segundo estudos, peças que normalmente levariam de seis a oito meses para serem fabricadas exigiram somente um mês, quando construídas por meio de impressões em 3D. Atualmente, a GE Aviation ainda utiliza de modo limitado a tecnologia, como em injetores de combustíveis e proteções para o GE90.

“O maior emprego da impressão 3D representa a eliminação de milhares de operações de usinagem e de inspeção; bem como de centenas de plantas de qualidade e contratos de compra”, afirmou a fabricante que disse trabalhar junto com o FAA (Federal Aviation Administration) “para garantir que tudo que está sendo feito possa ser registrado para efeito de certificação a fim de satisfazer os mesmos padrões que as peças forjadas, soldadas ou usinadas”. 

Ernesto Klotzel
Publicado em 04/11/2016, às 14h21 - Atualizado às 14h37


Mais Notícias