AERO Magazine
Busca

Gigantes Árabes

Emirates e Flydubai podem iniciar processo de fusão

As duas principais empresas de Dubai buscam ampliar sinergias de rota e frota


A Emirates Airline e a Flydubai podem num futuro próximo unir suas operações ou mesmo se fundirem numa única empresa.

Em entrevista ao Arabian Business, o chairman da Emirates, Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, afirmou que existem diversas sinergias entre ambas as empresas e que uma aproximação pode ocorrer em breve. Em abril, durante o Arabian Travel Market, o Sheikh Ahmed já havia anunciado planos para uma possível união. 

[Colocar Alt]

Em coletiva durante o Paris Air Show, o presidente da Emirates, Tim Clark, afirmou que a companhia está trabalhando para trazer a Flydubai para seus planos de negócios, o que pode ocorrer nos próximos 18 meses. “Nós poderíamos fazer as coisas melhor juntos do que separados”, disse Clark a jornalistas durante um briefing com jornalistas em Le Bourget. 

Ambos os executivos acreditam que entre as possíveis sinergias está um plano conjunto de frota e rotas. Atualmente, a Emirates opera apenas com os modelos Boeing 777 e Airbus A380, enquanto a Flydubai possui uma frota baseada no Boeing 737 NG.

[Colocar Alt]

A mudança poderia abrir slots para a Emirates, assim como evitar que ambas companhias concorram em trechos estratégicos. 

A Emirates e a Flydubai atualmente dispõem de um acordo interline, permitindo a conectividade entre seus respectivos voos, porém, o objetivo é ampliar a oferta de voos da Emirates para destinos regionais no Oriente Médio e na Europa Oriental. Embora sejam destinos com menor demanda, o que inviabiliza a operação com aeronaves de grande porte, são trechos considerados estratégicos para os planos de expansão da Emirates no curto prazo.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 23/06/2017, às 15h30 - Atualizado às 23h41


Mais Notícias