AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Emirados Árabes podem doar Mirage ao Iraque

Acordo prevê o envio de até 10 Mirage 2000-9 para a força aérea iraquiana


Os Emirados Árabes Unidos podem doar até de dez Dassault Mirage 2000-9 para o Iraque. De acordo com nota publicada pelo Defense News, as negociações começaram durante a visita do primeiro ministro iraquiano, Haider al-Abadi, aos Emirados Árabes em dezembro passado.

O Iraque possui uma encomenda para 36 Lockheed Martin F-16IQ Block 52, que ainda não foram entregues devido a problemas de segurança no país. Em novembro de 2014, os EUA anunciaram que postergariam a entrega dos primeiros oito aviões diante da ameaça do Estado Islâmico, que tem controlado parte das cidades ao norte do Iraque. Os aviões serão destacados na base aérea de Balad (Al-Bakir Base), localizada em Yethrib, próxima a Balad e distante pouco mais de 50 km de Bagda.

Com isso, os Emirados Árabes pretendem fortalecer a segurança do Iraque, especialmente na região Erbil, onde o emirado possui diversos investimentos na indústria de petróleo e gás. O governo árabe tem demonstrado preocupação com a escalada da influência dos Estado Islâmico e com o aumento das atividades terroristas na região.

Os Emirados Árabes possuem uma frota com 68 Mirage 2000-9, sendo o primeiro lote adquirido em 1986 e o segundo no final da década de 1990. Em 2000, 30 aeronaves foram modernizadas dentro do padrão desenvolvido para o Rafale, incluindo parte de seus sistemas, como aviônica, sensores e visão noturna. Outro lote, de 32 aviões, foi entregue a partir de 2003 já dentro dos novos padrões com sistemas derivados do Rafale, incluindo o computador de missão que gerencia os sistemas de navegação e ataque.

Caso o acordo seja formalizado os primeiros aviões devem chegar ao Iraque ainda nesse primeiro semestre.

Os Emirados Árabes também ofereceram outro pequeno lote de Mirage 2000-9 para o Egito, como parte de seu acordo para o satélite militar Falcon Eye assinado junto a França.

Redação
Publicado em 22/01/2015, às 12h00


Mais Notícias