AERO Magazine
Busca

Quase pronto para decolar

Embraer confirma data de apresentação do E-Jet E2

Roll-out ocorrerá no dia 25 de fevereiro na sede da empresa em São José dos Campos


A Embraer confirmou a data de roll out do primeiro E-Jet E2. Será no dia 25 de fevereiro, na sede da empresa, em São José dos Campos, interior de São Paulo. O primeiro modelo será o Embraer E190-E2, que deverá iniciar a campanha de ensaios em voo no segundo semestre do ano, com as entregas ocorrendo no primeiro trimestre de 2018. A previsão é que o próximo modelo apresentado seja o E195-E2, seguido do E175-E2, previstos para entrar em serviço em 2019 e 2020, respectivamente.

Atualmente, o programa E-Jet E2 é um dos mais ambiciosos da Embraer, prevendo a modernização da consagrada família E-Jet, que se tornou referência no mercado global, sobretudo em rotas da chamada aviação regional. Não por acaso possui pleno domínio desse nicho de mercado.

Entre as maiores novidades da nova família estão o redesenho das asas por um perfil mais eficiente (com maior alongamento¹) e a nova suíte de aviônicos, incluindo a quarta geração de comandos de voo fly-by-wire. Outra mudança importante foi a substituição dos atuais motores pela família PurePower da Pratt & Whitney. Essa nova geração de motores conta com a tecnologia Geared Turbofan, que permite o fan girar numa velocidade inferior ao compressor, reduzindo significativamente o consumo e o ruído.  

A Embraer acredita que os novos E-Jets E2 terão um custo por assento semelhante ao de aeronaves narrow-body maiores remotorizadas, como os Airbus A320neo e Boeing 737 MAX. Porém, a expectativa é que o custo por viagem seja significativamente menor, o que poderá criar um novo nicho de mercado, com menores riscos e dimensionamento correto da frota pelas companhias aéreas.

A família E-Jet E2 possui uma carteira de 267 pedidos firmes, além de 373 opções e direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de leasing.

¹ Alongamento é a relação entre a envergadura e a corda da asa, sendo definido como a relação entre o
quadrado da envergadura e a área alar.

Redação
Publicado em 11/01/2016, às 13h52 - Atualizado às 15h23


Mais Notícias