AERO Magazine
Busca

Tecnologia

Drone deve ser enviado a Marte

NASA pretende utilizar drones em missões de pesquisa


A NASA anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de um pequeno helicóptero para futuras missões em Marte. O anuncio ocorre na semana que a agência comemora o sucesso da missão do rover Opportunity, que tinha como objetivo cumprir uma missão de 90 dias e completa 11 anos de serviço.

As missões com veículos de pesquisa no planeta vermelho são consideradas um sucesso, mas ainda assim sofrem algumas limitações. Mesmo o Curiosity, o maior rover enviado para Marte, tem velocidade extremamente baixa e um campo de visão bastante limitado.

Em 2005 o Opportunity, foi pego de surpresa por uma tempestade e em 2010, o Spirit, perdeu contato com a NASA. Entre os motivos está a limitação dos equipamentos que não podem ver além do horizonte.

“A visão dos rovers é limitada às câmeras instaladas e as imagens da espaçonave orbitando o planeta são as únicas pistas para direcioná-lo. Para ter uma melhor ideia de onde ir e o que interessa estudar seria útil ter um apoio aéreo”, afirma a NASA em comunidado.

A ideia é acoplar um pequeno drone ao sucessor do Curiosity. Batizado como Mars Helicopter, a aeronave possui 1.1 metro de comprimento e pesa 1 kg, massa que será quase 3 vezes menor em Marte. O veículo possui potencial de triplicar as distâncias diárias percorridas pelos robos em solo e produzir novas informações para a melhor decisão de locais para explorar. Além disso, podem prever eventuais mudanças climáticas no planeta, alertando os cientistas sobre eventos que podem comprometer a missão e que ainda podem fornecer novas informações sobre Marte.

O projeto ainda passa por testes no JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Redação
Publicado em 02/02/2015, às 11h00


Mais Notícias