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Demanda por helicópteros abre mercado de arquitetura

Aumento da frota cria demanda para construção de novos hangares


Especialistas apontam para uma demanda crescente de helicópteros para atender a indústria de óleo e gás nas chamadas movimentações offshore. Analistas acreditam que o setor deverá receber até 100 helicópteros de grande porte para os próximos anos. Atualmente o Rio de Janeiro já registra um aumento da frota acima da média nacional.

Esse crescimento todo está gerando uma demanda por hangares próximos às regiões de exploração de óleo e gás, mas faltam arquitetos especializados em projetos aeronáuticos.

As estimativas é que mais de milhão de passageiros sejam transportados por ano entre as bases no continente e as plataformas de extração de petróleo, o que deve gerar uma demanda em torno de 170 aeronaves dedicadas.

“As operações offshore se caracterizam pelo transporte de passageiros da costa para as plataformas, que vêm se tornando cada vez mais distantes em especial no pré-sal, e um projeto arquitetônico para um hangar offshore tem que levar em consideração esta rotina, o volume de passageiros embarcados, as aeronaves em uso hoje e no futuro próximo, entre outras demandas”, disse Ernani Maia, arquiteto da Maia Arquitetura.

Para o profissional, que está finalizando inclusive um projeto de hangar no Rio de Janeiro, os desafios de um projeto aeronáutico vão além da arquitetura em si, contemplam os detalhes regulatórios e do negócio propriamente dito. Recentemente, Maia entregou o hangar de FBO (Fixed-based Operator) da Embraer em Sorocaba.

“Escritórios especializados são capazes de entender a demanda do cliente do segmento aeronáutico, mas acima de tudo entregar uma obra acabada, pronta para entrar em operação e em conformidade com todos os requisitos do setor”, explica.

Redação
Publicado em 26/06/2014, às 12h04 - Atualizado em 28/06/2014, às 22h08


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