AERO Magazine
Busca

Aviação Civil

Decea conclui redimensionamento das FIR/RDA brasileiras

Segundo o órgão, a transição dos sistemas de comunicação, visualização e radio determinação era o ponto mais crítico e tenso, pois uma vez iniciada não haveria meios de voltar à configuração anterior


No último dia 17 de outubro, foi realizado o redimensionamento das Regiões de Informação de Voo (FIR) e Regiões de Defesa Aérea (RDA) do Brasil, finalizando o trabalho iniciado em 2007. Segundo o Decea, a transição dos sistemas de comunicação, visualização e radio determinação (RADAR) destacava-se como o ponto mais crítico e tenso, pois uma vez iniciada não haveria meios de voltar à configuração anterior. Cumprindo o que foi estabelecido no Plano de Transição Técnica, as equipes iniciaram os trabalhos às 03:00 UTC (00:00 no horário de Brasília). O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) foi escolhido como centro de coordenação para a transição, uma vez que era a Organização Regional que estava passando a maioria dos sistemas para os demais Centros e coordenava dez equipes deslocadas para os sítios envolvidos.

Exatamente às 06:30 UTC deu-se a mudança das base de dados (BDS) de todos os Centros de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ), Atlântico (ACC-AO), Brasília (ACC-BS), Curitiba (ACC-CW) e Recife (ACC-RE), que requeria a reinicialização dos Sistemas de Tratamento e Visualização de Dados Radar (STVD). Em Brasília (ACC-BS), transcorreram quatro minutos e 55 segundos de ansiosa expectativa para que as telas voltassem a apresentar as pistas das aeronaves em voo. Neste período, os controladores utilizaram apenas os canais de VHF para prestarem o serviço de controle. Na sequência, as demais frequências de controle, VOLMET (informação meteorológica para o avião no voo) e emergência foram migradas, completando a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Aérea Geral (CAG). A equipe técnica do CINDACTA I deu pronta resposta à antecipação, readequando o seu cronograma e coordenando as equipes nos sítios. Às 10:00 UTC, foi dada como realizada a transição dos sistemas técnicos de apoio à Circulação Operacional Militar (COM) e Defesa Aérea (DA).

Redação
Publicado em 23/10/2013, às 15h08 - Atualizado em 24/10/2013, às 14h56


Mais Notícias