AERO Magazine
Busca

FalconJet

Dassault pode lançar um novo jato de negócios ainda este ano

Interesse geral pelo eventual lançamento de um modelo 9X


No relatório anual da Dassault Aviation, seu CEO, Eric Trappier revela que a companhia pode lançar, ainda neste ano, mais um jato de negócios Falcon. E adianta: “Os estudos preliminares se concentram em maior conforto e rastro ambiental reduzido, ao reduzir principalmente o consumo de combustível e o ruído. É tudo que posso revelar agora”.

“Acho que todos nós esperamos saber se, e quando será lançado o Falcon 9X” disse Rolland Vincent, diretor da JetNet iQ. “Assumindo que a nova aeronave tenha a seção transversal do Falcon 5X, isto certamente justificaria o proposto conforto em um jato de longo alcance. O baixo nível de ruído sugere motores de empuxo menor quando comparado aos concorrentes. É uma característica de outros Falcon Jet, que tem pesos máximos de decolagem inferiores aos da concorrência.”

O grande problema, ainda segundo Vincent, é se a nova aeronave terá dois ou três motores. “O fator economia aponta para dois motores, já presentes no 5X. Reverter para uma configuração de três motores exigiria um custo substancial em engenharia, um esforço que pode não compensar.”

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 05/05/2017, às 11h16 - Atualizado às 13h14


Mais Notícias