AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Dassault lança novo Falcon 8X

Novo membro da família Falcon terá alcance de 6450nm


A Dassault Aviation lançou hoje o Falcon 8X, de ultralongo alcance, que se torna o mais novo membro da família Falcon.

O Falcon 8X terá um alcance de 6.450mn (11,945 km) e contará com a cabine mais longa já vista em um Falcon, com 1,88m de altura, 2,34m de largura e 13 metros de comprimento.

"O Falcon 8X será o nosso novo carro-chefe e um grande complemento para nossa linha de produtos", anunciou presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier. “Com duas novas aeronaves em desenvolvimento, o 5X e o 8X, a Dassault será agora capaz de oferecer uma família de seis jatos projetados para atender uma maior gama de operadores no segmento superior do espectro de jatos executivos", acrescentou Trappier .

O Falcon 8X será equipado com três motores Pratt and Whitney Canada PW307D, similares ao do Falcon 7X, o que aliado ao novo tanque e aos avanços aerodinâmicos e de materiais, permitirá o novo avião voar com oito passageiros e três tripulantes a Mach .80 e com alcance de 6.450mn.

Os motores PW307D receberam algumas melhorias, elevando a potencia em aproximadamente 5%, atingindo agora 6.722 libras de empuxo. Além disso, comparado a geração atual, os novos motores proporcionarão uma significativa redução no consumo de combustível, ruído e emissões de NOx.

O Falcon 8X também será equipado com uma asa redesenhada e ultra eficiente, derivada do Falcon 7X. A estrutura da asa foi redesenhada para minimizar o arrasto total da aeronave durante o cruzeiro, ao mesmo tempo em que perdeu 600 libras em peso. Também vai contar com bordos de ataque e winglets otimizados. Estas melhorias devem aumentar significativamente a razão de planeio (lift to drag ratio) da aeronave.

Segundo a Dassault, combinado com melhorias no projeto da asa, o novo motor fará o 8X ser até 35% mais eficiente no consumo de combustível do que outras aeronaves no segmento de ultralongo alcance, proporcionando uma economia nos custos operacionais.

A performance continuará sendo um dos destaques, já que o Falcon 8X deverá ter um comprimento de pista equilibrado (balanced field length) de cerca de 1.829m e uma velocidade de aproximação de 106 nós, no peso típico de pouso. Além disso, o novo 8X será capaz de aproximações de até 6 graus, permitindo-lhe servir aeroportos como London City, La Mole, entre outros.

Baseado no layout e tecnologias do 5X, o novo Falcon 8X será equipado com a nova geração da suíte EAS, incluindo head-up display (HUD) que combinará visão sintética (SVS) e infra-vermelho (EVS) na mesma tela.

Falcon 8X Produção em Andamento

De acordo com a Dassault, o Falcon 8X já está em um estágio avançado de produção, com a montagem do primeiro airframe sendo aguardada para os próximos meses, na planta de Bordeaux-Merignac, na França.

Um extenso projeto de expansão na planta da Dassault em Little Rock, Arkansas, irá se iniciar em breve, o que permitirá acomodar a finalização dos novos modelos Falcon 8X e Falcon 5X.

A Aero Magazine foi a única revista brasileira a ser convidada para o pré-lançamento do Falcon 8X, que é destaque na edição 240.

Redação
Publicado em 19/05/2014, às 10h43 - Atualizado em 22/05/2014, às 10h47


Mais Notícias