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Curitiba é o melhor aeroporto do Brasil, diz a SAC

Aeroportos do Rio de Janeiro registram melhora na opinião dos passageiros


Aeroporto de Curitiba

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba

O Aeroporto de Curitiba foi eleito, pelos passageiros, o melhor do país, com média de 4,21 pontos, segundo um estudo divulgado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil). Em segundo lugar ficou o Aeroporto Santos Dumont, com a média de 4,08. O índice classificou os 15 principais aeroportos do país e foi elaborado entre abril e junho.

A segunda colocação do Santos Dumont chama atenção, visto que o terminal deixou o oitavo posto no estudo realizado entre janeiro e março. Uma melhora que também foi registrada pelo Galeão, na primeira investigação o aeroporto apareceu em penúltimo lugar, mas agora avançou para o nono posto. “Acreditamos que os resultados no Rio foram influenciados pelo reforço das equipes e dos serviços por conta da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, o que mostra a importância dos planos de contingência e dos monitoramentos constantes”, avaliou o diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas.

Nos últimos meses, os aeroportos analisados começaram a colocar em prática os planos elaborados por seus gestores para melhorar o desempenho dos serviços indicados como ruins pelos passageiros. As metas foram definidas a pedido da secretaria, no período entre a primeira a segunda rodada de entrevistas. O objetivo, de acordo com o titular da SAC, Wellington Moreira Franco, é contribuir para que o país possa ter aeroportos adequados às exigências deste século.

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

Segundo os dados da investigação, dos 41 indicadores analisados, o Santos Dumont registrou liderança no desempenho no atendimento nos balcões de check-in e no raio-x. Também foi destaque na disponibilidade e limpeza dos banheiros e de todas as suas instalações, no conforto na área de embarque e na velocidade de devolução de bagagens nos desembarques. Por outro lado, recebeu notas baixas nas avaliações sobre custos do estacionamento, instalações de restaurantes e lanchonetes e oferta de bancos e caixas eletrônicos, serviços apontados pelos passageiros como ruins em todos os terminais analisados. No Galeão, o bom desempenho foi puxado pelo custo do estacionamento, alimentação e outros itens do comércio, além da velocidade na restituição de bagagens e nas filas de imigração e aduana, serviços mal avaliados pelos passageiros nos demais aeroportos.

Já o Aeroporto de Guarulhos, hoje sob admiração privada, ficou na 13º lugar na média geral, enquanto Congonhas, atualmente o terceiro maior em movimento, ficou em 9º lugar. Mesmo sendo o maior aeroporto do país, Guarulhos não aparece entre os três melhores em nenhum dos 41 indicadores avaliados. Por outro lado, nos 15 piores itens aparece nas primeiras posições.

Os resultados foram obtidos a partir de entrevistas com 23.006 passageiros nas salas de embarque nacional e internacional dos aeroportos das capitais que puderam dar notas de 1 a 5 aos itens apresentados.

Redação
Publicado em 09/10/2013, às 14h12 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


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