AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

CENIPA divulga dados da investigação do PR-AFA

Ações iniciais envolvem análise de dados e entrevistas com familiares e testemunhas


O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em nota divulgou que já realizou a análise inicial dos motores e coleta de informações e documentos junto às empresas que fizeram a manutenção da aeronave Cessna Citation XLS+, matrícula PR-AFA. Também estão sendo entrevistados familiares e testemunhas do acidente.

O CENIPA ressalta que não trabalha com causa de acidente, mas com fatores contribuintes. De acordo com os investigadores, causa se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do CENIPA não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas.

O resultado da investigação compõe o Relatório Final, que é elaborado com base em informações factuais e nas análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada.

O Relatório Final busca reproduzir a dinâmica da ocorrência aeronáutica e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam. Não há prazo determinado para sua conclusão.

Redação
Publicado em 21/08/2014, às 16h06 - Atualizado em 22/08/2014, às 17h48


Mais Notícias