AERO Magazine
Busca

Volta ao mundo

Casal cruza o Atlântico em avião chinês

A decolagem foi de Fortaleza, CE e o pouso no Aeroporto Playa nas Ilhas Cabo Verde após nove horas de voo


O trajeto de 2.700 km foi o maior para o casal Zhang Xinyu (40) e sua mulher Liang Hong (38), que iniciou sua jornada de 80.000 km de volta ao mundo em uma aeronave Y-12 no início do ano. “Antes de chegar ao Brasil já havíamos completado cerca de um terço do voo” disse Zhang “mas cruzar o Atlântico foi o maior desafio”. 

Parecia impossível para um Y-12 cujo alcance normal é de 1.340 km menos da metade da distância sobre o Atlântico. No entanto, antes do raide de volta ao mundo, o Y-12 passou por um upgrade completo. Entre as modificações, está a instalação de dois tanques auxiliares de 450 litros, o que ampliou o alcance do avião, de 1.340 km para 2.000 km.

[Colocar Alt]

Ao chegar no Brasil, o casal melhorou a capacidade de armazenagem de combustível, adicionando um recipiente na parte dianteira do avião, juntamente com quatro botijões de gasolina e 20 kg. na parte traseira para restabelecer o balanceamento.  Após a decolagem do Brasil o vento de cauda estendeu o alcance em mais 800km.

“Nos preparamos ao máximo para completar um voo que nenhum chinês havia realizado” disse Zhang. Há cerca de uma década o casal tornou-se bilionário graças a suas atividades de negócios e decidiu das a volta ao mundo durante 10 anos, graças ao seu interesse por aventuras. Eles já dirigiram através da Somália em guerra, da Zona de Exclusão de Chernobyl com sua radiação, além de velejar nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.

Como parte de seu treinamento, o casal completou um programa de treinamento de seis meses. A aventura vai terminar na China em junho, após várias escalas na Ásia.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 18/04/2017, às 09h30 - Atualizado em 19/04/2017, às 11h33


Mais Notícias