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BONITA E CONSISTENTE
Mais bonita e consistente a cada edição, AERO Magazine tem conseguido a proeza de ser uma publicação atraente tanto para profissionais da aviação quanto para amadores ou simples aficionados, como eu. A mesma fórmula de sucesso da revista Adega (Inner Editora), aliás, aplicada à aviação. Pilotar o A380 foi um gol de placa entre as publicações do gênero. Por falar em beleza, dizem que avião bonito voa bem. Sugiro, então, uma reportagem sobre a importância do design em alguns dos aviões comerciais mais belos de todos os tempos, como o Super Constellation, o Boeing 727 e o Concorde. Parabéns ao Christian Burgos e toda equipe.
Irineu Guarnier Filho
Porto Alegre (RS)

TRÁFEGO AÉREO
Com a edição 216, AERO Magazine conquistou não só meu respeito, mas total admiração por causa da reportagem "Gargalo no ar". Parabéns à revista pelas perguntas, que, por sinal, foram melhores elaboradas que as respostas do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Acredito que o controle de tráfego aéreo no Brasil só se tornará suficiente e sustentável em si quando começarmos a "saber" dos nossos defeitos em vez de negá-los, e nos espelharmos nos avanços que a FAA (Federal Aviation Administration) e Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) estão buscando.
Natalia Brado - via Facebook

Relacionado à reportagem "Gargalo no ar" (AERO 216), quero dizer que acompanho o trafego aéreo pelo site www.flightradar24.com. Não sou profissional de aviação, mas é perceptível a diferença de organização no trafego aéreo, como citado na matéria. O de Frankfurt é muito ágil, fruto evidente de planejamento e treinamento de longo prazo. No tráfego de São Paulo, percebo que falta agilidade, resultado da falta de planejamento de longo prazo. O que não é nada novo e sempre citado.
Edson Teixeira
São Caetano do Sul (SP)

HISTÓRIA
Escrevo para parabenizar AERO Magazine pelo excelente trabalho. Sou leitor da revista, e todos os meses passo na banca para comprar meu exemplar. Gosto muito da seção História. Na minha cidade, Joinville (SC), bem antigamente, nosso aeroporto se localizava no bairro Costa e Silva, onde só desciam aviões menores. Mas surgiu a necessidade de uma pista maior, e então construíram o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Nele foi instalado o aeroclube de Joinville. Com esta nova pista, companhias maiores começaram a atuar por aqui. Aviões como os Fokker 50, Fokker 100, Boeing 737, A319 fazem parte dessa história.
Ronie Wolter
Joinville (SC)

SUPERCAPA
Superexcelente a capa da AERO 217! Mais uma para a coleção. Claro que, antes de arquivá-la, vou apreciá-la por completo. Parabéns pelas ótimas publicações e pela adição da mais nova coluna: Click! Em breve enviarei alguma imagem para publicação.
Marcos José da Silva - via Facebook

E O AEROPORTO?
O que aconteceu com a tradicional seção Aeroportos? Foi retirada da revista? Gostaria de algum esclarecimento sobre isso. Parabéns pelo ótimo trabalho. AERO Magazine está muito boa.
Julio Cunha
Santa Maria (RS)

Agradecemos pela mensagem, Julio. Na verdade, passamos a falar de aeroportos na seção "Infraestrutura", que nos permite tratar do assunto de forma mais ampla. Nesta edição, por exemplo, mostramos o novo terminal de Atlanta (EUA). Um abraço!

NA MEMÓRIA DO ENTUSIASTA
Foi emocionante ler a crônica "Memórias de um entusiasta" (AERO 216). Trouxe de volta a minha infância e adolescência de amor pela aviação. Também era um espectador de VHF. Meu pai adquiriu um radio FM Sanyo adaptado para VHF. Bacaninha, mas ruim toda vida. E eu, com menos de 10 anos, falta de juízo e um binóculo, ficava na laje de minha casa, no Alto de Pinheiros, observando as aeronaves descendo a rampa do ILS de Congonhas. Foi desse ponto que vi os Electras, os F-27, um ou outro Boeing 727 e 737-200, os Airbus A300 da Vasp. Cheguei a ver algumas raridades, como um Beechcraft 18, um DC-3 e um DC-8-71 chegando para pouso. Nunca me esquecerei. Me senti prestigiado pela crônica de Robert Zwerdling. Valeu pelas memórias!
Daniel Shimomoto de Araujo
São Paulo (SP)

Cumprimento Robert Zwerdling pela crônica "Memórias de um entusiasta" (AERO 216). O texto me fez remeter ao tempo que não volta mais. Lembro-me quando participei de algumas reuniões do Rádio Escuta, no Clube do Manche do aeroporto de Congonhas. Realmente sinto saudades daquela época. O bom é que temos tudo registrado na memória. Os amigos, os aviões, as empresas, as feiras. Alguns já foram voar em outros céus. Zwerdling, continue sendo sempre esse entusiasta, algo escasso nos dias de hoje.
Marisa Lucchiari
São Paulo (SP)

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ESCLARECIMENTO
Publicamos em AERO 213, seção Cockpit Talk, a matéria intitulada "Turbulência na proa", assinada por Décio Corrêa, que chama a atenção e discute um tema caro à aviação brasileira: a qualidade da formação de seus pilotos (e mecânicos) em um momento de expansão do transporte aéreo no país. Os apontamentos presentes no artigo, de forma nenhuma, tiveram a intenção de denegrir a imagem desta ou daquela instituição de ensino e, sim, a de apresentar os desafios de um sistema desigual na formação do país de uma maneira geral, a fim de que todos possam contar com um padrão elevado de ensino. Esclarecemos, por fim, que as fotos utilizadas na matéria foram meramente ilustrativas, sem referência a qualquer escola de aviação.

CLICK

Foto: Roberto Ambrosio

Foto: Roberto Ambrosio

Wingwalker em Itirapina, no BROA Fly In 31/5/2008

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Redação
Publicado em 10/07/2012, às 14h28 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


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