AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Buscas ao MH370 se intensificam

Baterias que garantem o envio de sinais da caixa preta devem se esgotar nos próximos dias


Com a procura pelo Boeing 777 do voo MH370 entrando em sua quarta semana, uma grande variedade de recursos está sedo usada na procura em uma imensa área demar a noroeste da cidade de Perth, na Austrália. Nesta sexta feira, 10 aviões militares, quatro aeronaves civis e nove navios vão procurar o MH370, diz Agência Centro Conjunto de Coordenaçãoda Austrália (JACC). A área de pesquisa é de 217,000 km², localizada1700 km a noroeste de Perth.

Apesar de quase três semanas de buscas no Oceano Índico, aeronaves e navios ainda não encontraram nenhum vestígio da aeronave desaparecida. Autoridades australianas sustentam o discurso de que esta busca é o maior desafio já visto.

Dentre as aeronaves estão incluídas oito Lockheed P-3 Orion operadospor Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coréia do Sul, dois Ilyushin Il-76s fornecidos pela China, dois Boeing P-8 Poseidon da Marinha dos EUA. O C-130 Hercules, fornecido pela Malásia e Coréia do Sul, também esta envolvido nas buscas.

Navios e submarinos também foram mobilizados para a área de pesquisa. Um dos navios da Marinha australiana, o Oceano Shield, carrega um localizador Pinger rebocado e um veículo submarino autônomo. O localizador Pinger poderia captar as transmissões a partir de dados de voo da aeronave e gravadores do cockpit de voz, mas ele precisa estar em estreita proximidade com os dispositivos. Um grande desafio é que as baterias de ambos os gravadores tendem a se esgotar em breve, já que tem duração prevista de cerca de 30 dias.

Redação
Publicado em 04/04/2014, às 15h38 - Atualizado às 15h48


Mais Notícias