AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

British Airways pode abandonar Heathrow

Indefinições sobre terceira pista comprometem planos da companhia


A British Airways ameaça abandonar suas operações em Heathrow devido a problemas de infraestrutura e estuda transferir seu hub para a Dublin ou Madrid.

A controversa ideia surge após o governo londrino postergar novamente os planos para construção da nova pista, o que compromete a operação da British no aeroporto. De acordo com a companhia, com as restrições atuais a empresa pode deixar de receber, até 2030, até £ 5.3 bilhões apenas no comércio com os BRICS. Num curto prazo, a empresa estima perdas de £ 1 bilhão por ano, em exportações em geral.

A construção da nova pista é um dos assuntos mais polêmicos na disputa para a prefeitura de Londres e os dois principais candidatos ao posto evitam tratar publicamente do tema.

Em recente entrevista ao Daily Business, o CEO da IAG (International Airlines Group) afirmou que a postergação para o início das obras da terceira pista comprometem a competividade do Reino Unido frente a países como Holanda e França. A empresa estaria disposta a transferir suas operações para aeroportos que possam manter o grupo competitivo num momento delicado para as empresas aéreas europeias, que vem sofrendo a forte concorrência das companhias do Oriente Médio.

Redação
Publicado em 14/12/2015, às 17h00 - Atualizado às 18h10


Mais Notícias