AERO Magazine
Busca

Infelizmente

Protótipo Bell 525 Relentless sofre acidente no Texas

A queda abre pode abrir debates sobre o programa


O programa Bell 525 Relentless sofreu um grande revés ao perder um dos protótipos num grave acidente esta tarde. A aeronave de testes decolou da unidade de Xwork, da Bell, localizada em Arlington, Texas caindo minutos depois próximo ao vilarejo rural de Italy, vitimando seus dois ocupantes.

O acidente ocorreu a pouco mais de 54 nm das instalações da Bell. De acordo com as equipes de busca a maior parte dos destroços foram localizadas já carbonizadas numa área relativamente pequena, demonstrando que a aeronave chocou-se diretamente com o solo. No entanto, o rotor de cauda foi encontrado pouco mais de 450 m do local principal do impacto.

O National Transport Security Board (NTSB), autoridade de segurança e investigação de acidentes nos Estados Unidos, deverá iniciar a perícia para identificar a causa da queda. A previsão é que o laudo só possa ficar pronto no primeiro semestre de 2017, comprometendo consideravelmente o programa de certificação.

Recentemente a Federal Aviation Administration (FAA) anunciou que trabalha numa revisão nos protocolos de certificação para o Bell 525 por conta do sistema de controle fly-by-wire, cujas funções podem afetar à integridade estrutural da aeronave. Segundo o órgão, a regulamentação existente quanto à aeronavegabilidade não inclui padrões de segurança adequados ou apropriados para o projeto em questão.

Redação
Publicado em 07/07/2016, às 17h00 - Atualizado às 17h10


Mais Notícias