AERO Magazine
Busca

Duas horas e quinze de gravação

Banda OK Go produz videoclipe com sensação de gravidade zero

Gravação da música exigiu 21 voos em avião dedicado ao treinamento de astronautas; veja o vídeo


A banda norte-americana de rock alternativo OK Go, mundialmente conhecida por suas produções incomuns e criativas, inovou mais uma vez ao criar um videoclipe em um avião que reproduz o ambiente de gravidade zero. O clipe da música "Upside Down & Inside Out" não utiliza nenhum tipo de tecnologia gráfica, tudo é completamente real, incluindo balões, malas e piruetas com a força gravitacional neutralizada. Eles ficaram famosos por um vídeo em que dançavam sobre esteiras elétricas e até já emplacaram um hit na saga "Crepúsculo". 

O vídeo foi filmado num Illyushin Il-76MDK do Gagarin Research & Test Cosmonaut Center, localizado na cidade das Estrelas, na Rússia. A empresa aérea russa S7 Airlines participou da produção auxiliando as equipes do centro espacial a recriar parcialmente o interior de um avião comercial a bordo do Il-76MDK, que é empregado exclusivamente em voos de "gravidade zero".

A aeronave originalmente possui um interior adaptado para voos de instrução para astronautas em treinamento. Para evitar qualquer problema aos astronautas, a aeronave conta com interior revestido em material acolchoado. Porém, a produção do clipe optou por criar um interior que lembrasse um avião de linha aérea, instalando painéis laterais, assentos e bins.

Duas horas e quinze no ar 

Cena do videoclipe "Upside Down & Inside Out" 
Voo padrão em gravidade zero a bordo do Il-76 MDK

Ilyushin Il-76 utilizado em voos de gravidade zero

Para produzir os três minutos do vídeo, foram necessários 21 voos, o que permitiu à banda permanecer por 2h15min em "gravidade zero", tempo superior a um ano de treinamento de astronautas. Após a gravação das imagens, a equipe de produção juntou todas as tomadas para criar uma ação única, dando a entender que a banda esteve permanentemente no voo. Uma equipe de instrutores do centro espacial acompanhou toda a produção com o objetivo de manter a segurança numa aeronave agora remodelada e para prestar suporte às ações em gravidade zero.

Para obter o efeito correspondente ao de gravidade zero, os centros espaciais recorrem a voos parabólicos, durante os quais a aeronave ganha altitude e depois mergulha bruscamente num ângulo de 45°. A sensação de ausência de gravidade dura em média 30 segundos, retomando um ângulo acentuado de subida. Essa performance é amplamente empregada na instrução de astronautas em fase inicial de adaptação ao ambiente espacial.

A participação da S7 Airlines no projeto objetiva aproveitar o potencial viral dos vídeos na internet. A companhia que rivaliza na Rússia com a Aeroflot vem apostado numa estratégia de marketing audaciosa, utilizando especialmente a internet como forma de divulgar sua marca. Veja o vídeo abaixo. 

Redação
Publicado em 11/02/2016, às 14h00 - Atualizado em 12/02/2016, às 02h36


Mais Notícias