AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Balanço de 2016 mostra redução na aviação comercial

Janeiro registrou queda de 6% na demanda por voos domésticos


Dados divulgados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) mostram que a demanda por voos domésticos no Brasil voltou a cair em janeiro de 2016. A redução foi de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o pior resultado para janeiro já registrado na série iniciada em outubro de 2012. Completa, também, uma série de seis baixas mensais consecutivas da demanda aérea.

A retração da demanda foi, pela quinta vez nos últimos seis meses, superior à da oferta, reduzida em 2,4% em janeiro. Com isso, o fator de aproveitamento  teve queda de 1,41 ponto percentual, ficando em 83,18%. Foram realizadas pouco mais de 9 milhões de viagens domésticas no mês, o que representou um decréscimo de quase 2% no volume total. Os números são a compilação das estatísticas de Avianca, Azul, Gol e Tam, responsáveis por 99% do mercado doméstico.

Mesmo num cenário pouco favorável, os últimos 12 meses encerraram com a variação de oferta e demanda ligeiramente positiva, na ordem de 1%, a oferta se mostra estável enquanto a demanda já recua quase 0,5% na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores.

Em janeiro a participação do mercado doméstico por empresas ficou com a GOL detendo 38,62%, seguida pela Tam com 34,36%, Azul com 17,28% e Avianca com 9,74%.

No mercado internacional, em janeiro a oferta de transporte aéreo internacional pelas companhias brasileira teve um aumento de 6,1% sobre o mesmo mês do ano anterior. O movimento atendeu a uma demanda que evoluiu um pouco mais fortemente, com alta de 7,2%. Esse comportamento do mercado permitiu um aprimoramento do fator de ocupação das operações em 0,89 ponto percentual, chegando a 85,25%. Aproximadamente 755 mil passageiros foram transportados nos voos das associadas Abear entre o Brasil e exterior no período, alta de 10,6%

Redação
Publicado em 16/02/2016, às 17h00 - Atualizado às 18h25


Mais Notícias