Azul Cargo atingiu a marca de 3,7 milhões de pacotes transportados pelos Embraer 195 usados como cargueiros Classe F
Os Embraer E195 usados como cargueiros pela Azul atingiram a marca de 3,7 milhões de pacotes entregues em todo o território nacional. Os aviões, em operação desde fevereiro, são parte do esforço da Azul Cargo para ampliar o transporte de carga expressa.
As aeronaves E195 são certificadas como Classe F, podendo transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, com um sistema de detecção de incêndio através de câmeras térmicas. Os aviões não foram convertidos para o padrão cargueiro, que adiciona um piso reforçado, sistemas adicionais de segurança e uma porta de carga no piso principal.
O modelo oferece flexibilidade operacional, ao exigir o mínimo de intervenção estrutural, ainda que limitando o transporte a pequenas encomendas e volumes médios, que devem passar pela porta principal, a mesma usada no transporte de passageiros.
A Azul foi a primeira companhia aérea no mundo a operar com o E195 transformada em um cargueiro Classe F, em um projeto desenvolvido em parceria com a LHColus Tecnologia.
A Azul Cargo já recebeu cinco aviões do tipo, que em seis meses transportaram mais de 7 mil toneladas de cargas em 5.000 horas/voo, com a marca de 3,7 milhões de pacotes.
“Estamos muito felizes com este número expressivo de pacotes entregues, em apenas seis meses de operação com uma aeronave Classe F no Brasil”, disse Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Os E195 usados no transporte cargueiro são oferecidos especialmente para a distribuição B2C para comércio eletrônico, que demandam rapidez na logística de entregas em todo o território nacional.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/09/2022, às 16h02
+lidas