AERO Magazine
Busca

F-18 Hornet

Aviões dos fuzileiros navais dos EUA se chocam em voo na Califórnia

Aeronaves envolvidas pertenciam aos Black Knights, da Esquadrilha de Ataque VMF-314


Dois Boeing F/A-18C Hornet do Corpo de Fuzileiros Navais (United States Marine Corps - USMC) chocaram-se em voo na última quarta-feira, dia 9 de novembro, em San Diego, Califórnia. Felizmente, os dois pilotos sobreviveram: um deles conseguiu pousar em segurança e o outro ejetou-se da aeronave, sendo resgatado na água após cerca de 30 minutos.

Os aviões envolvidos no acidente pertencem aos Black Knights ("Cavalheiros Negros") da Esquadrilha de Ataque VMF-314, baseada na Miramar Marine Corps Air Station. O Mayday foi recebido pelas equipes de busca e salvamento (Search and Rescue - SAR) da Guarda Costeira e da Marinha.

Mayday?
O procedimento “Mayday” foi criado em 1923, por Frederick Stanley Mockford (1897-1962). Como chefe dos operadores de rádio, ele foi solicitado a pensar em uma palavra que pudesse significar um desastre e pudesse ser facilmente entendida por todos. Como naquela época grande parte do tráfego era entre Croydon (Grã-Bretanha) e o Aeroporto de Le Bourget, em Paris, ele propôs a palavra “Mayday” do francês “m’aider”, uma versão reduzida de “venez m’aider” ("venham me ajudar").

Desde então, a palavra “Mayday” é usada, principalmente por aviadores e marinheiros, como um sinal de desastre em procedimento por radiocomunicação. Ou seja, anuncia uma emergência com risco de morte. O chamado deve ser feito três vezes seguidas (“Mayday Mayday Mayday”) para evitar que seja confundido com alguma palavra de sonoridade parecida.

Redação
Publicado em 11/11/2016, às 13h59 - Atualizado às 16h48


Mais Notícias