AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Austrália não confirma destroços do MH370

Busca é reiniciada no sul do oceano Índico


Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA, sigla em inglês), que lidera as buscas pelo voo MH370, da Malaysia Airlines, informou que não obteve nenhuma pista sobre o avião. As buscas foram intensificadas no sul do oceano Índico após imagens de satélite indicarem o que poderia ser fragmentos do Boeing 777. Após a divulgação das imagens, uma força tarefa coordenada pela Austrália foi deslocada para o local, incluindo o envio de quatro aviões de patrulha P-3 Orion e um P-8 Poseidon. Esse último é o mais moderno avião de patrulha em uso pela US Navy (Marinha do EUA) e que dispõem de uma série de equipamentos que permitem vasculhar vastas áreas marítimas, mesmo a grande profundidade. O local fica a mais de 3.200km da costa oeste da Austrália, o que compromete o tempo de voo das aeronaves no local e exige um deslocamento de várias horas para os navios. 

O primeiro navio a chegar ao local foi o cargueiro norueguês Hoegh St. Petersburg, que navegava na região. A tripulação usou holofotes para tentar localizar os objetos mostrados nas imagens de satélite. Um dos objetos teria em média 24 metros de comprimento e o outro, aproximadamente 5 metros.
Ainda que as autoridades australianas creditem o fato a melhor pista até agora encontrada, nenhuma confirmação foi feita.  Existe a possibilidade de que a imagem mostre um container que teria caído de algum cargueiro, fato relativamente comum no transporte marítimo.

Redação
Publicado em 21/03/2014, às 11h20 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h33


Mais Notícias