AERO Magazine
Busca

Mulher piloto

A trajetória da primeira mulher negra a pilotar um avião da Marinha dos EUA

Brenda Robinson deixou a Marinha e foi voar na American Airlines


[Colocar Alt]

Hoje aposentada pela American Airlines, Brenda Robinson fez história por ter sido a primeira mulher negra na aviação naval dos Estados Unidos. “Voei durante 41 anos em 12 diferentes tipos de aviões”, disse Brenda recentemente. Em 1980, ela se tornou a primeira mulher a voar na Marinha americana, operando a partir de porta-aviões. Deixando uniformes e macacões de voo, ela foi contratada pela American Airlines no início dos anos 1990 pilotando três tipos de aeronaves comerciais, incluindo widebodies.

“A única luta que tive de enfrentar foram atitudes, por parte da comunidade da aviação, com relação às mulheres, atividade ainda considerada por alguns como “você não entende muito bem o que se passa” revela. “Alguns provavelmente queriam me fazer acreditar que eram melhores do que eu e que não havia um lugar para mim em seu meio. Não teve grande efeito, porque eu amo a aviação”. Hoje, Robinson faz apresentações em escolas para crianças – meninas, em particular – gerando interesse pela aviação como carreira.

Existem cerca de 16.000 pilotos na American e US Air com cinco mulheres negras em seus cockpits. O Women of Aviation Worldwide Group (Grupo Mundial de Mulheres na Aviação) revelou que até 2010 havia 8.175 mulheres pilotos na aviação comercial que são, de longe, superados por 155.530 colegas homens.

Ernesto Klotzel
Publicado em 03/03/2017, às 09h33 - Atualizado às 11h45


Mais Notícias