O dirigível hibrido ficou no chão para reparos durante nove meses
A maior estrutura em voo no mundo – fabricada pela Hybrid Air Vehicles (HAV) – soltou amarras no aeródromo de Cardington (Reino Unido) em 10 de maio, para um voo de 2h45 após um período de nove meses em terra para revisões e reparos após um pouso infeliz. Estava então cumprindo a segunda etapa de testes.
O recomeço dos ensaios em voo foi desenvolvido em três etapas, como informou a HAV, cada qual com um alcance progressivamente maior com relação a base de Cardington: uma decolagem e pouso seguros; o estabelecimento das características de controle dentro do “envelope”; e a coleta de dados de desempenho.
Embora o hiato no programa de ensaios tenha custado US$ 8,7 milhões à HAV, a empresa se mantém otimista quanto ao potencial do Airlander, utilizando o protótipo como plataforma de pesquisas a curto prazo seguido pelo início de produção.
A companhia confia na possibilidade de – dentro de alguns meses – assinar um contrato militar no exterior.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 17/05/2017, às 11h53 - Atualizado às 12h48