AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Airbus Helicopters lança EC225e

Modelo é versão aprimora do Super Puma


Nova versão da linha de produtos da família Super Puma da Airbus Helicopters, o EC225e foi lançado oficialmente com evoluções que visam atender às necessidades dos operadores em missões de longo alcance, em particular em apoio às atividades de transporte aéreo do segmento de petróleo e gás. O modelo oferece maior carga útil, um tanque de combustível adicional para voos de longo alcance, mudanças no layout de cabine para melhorar o conforto dos passageiros e novos aviônicos que aumentam significativamente a consciência situacional dos pilotos, reduzindo a carga de trabalho.
Entre os novos equipamentos está um sistema de moving map Euronav 7, sistema de identificação automática (AIS), o sistema anticolisão TCAS2 e sistema de gestão do voo. Entre as funções aprimoradas do helicóptero está a capacidade de localizar no GPS automático (sistema de posicionamento global) a aproximação de plataformas de petróleo ou aeródromos que não estejam equipados com meios de radionavegação.

Os motores Turbomeca Makila 2B que equipam o EC225e proporcionarão melhor desempenho e uma ação de amplitude estendida para 300 milhas náuticas, com 10 passageiros. Estes motores incorporam uma nova câmara de combustão e pás de alta pressão na turbina, permitindo que o EC225e decole com seu peso máximo em condições CAT A. A certificação do EC225e está prevista para o final de 2015, e as primeiras entregas acontecerão em meados de 2016.

"Nós desenvolvemos o EC225e para atender às exigências crescentes de voos de longo alcance, ao mesmo tempo em que mantemos níveis superiores de performance, conforto dos passageiros e segurança operacional" , explicou o CEO da Airbus Helicopters, Guillaume Faury. "É um ganho valioso especialmente para missões no setor de petróleo e gás como a exploração de recursos energéticos em águas mais profundas".

Redação
Publicado em 28/02/2014, às 15h35


Mais Notícias