AERO Magazine
Busca

Indústria

Airbus Group e Unicamp firmam parceria

Acordo cria o único centro de competência para estruturas compostas no Brasil


O Airbus Group, a Unicamp (Universidade de Campinas) e o Consulado Francês em São Paulo formalizaram um acordo para criar uma disciplina industrial que pesquisará o Comportamento Dinâmico de Estruturas Compostas.

O Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo integrará a grade da faculdade de engenharia mecânica da Unicamp e será coordenada pelo professor Dr. Alberto Luiz Serpa. A Dra. Ana Cristina Galucio, especialista em compósitos da Airbus Group Innovations, foi escolhida como pesquisadora associada da Unicamp para o programa até dezembro de 2015. Brasileira, Ana Cristina trabalha para a divisão desde 2006.

A cadeira estudará o comportamento dinâmico de materiais compostos utilizados em estruturas aeroespaciais. O trabalho pioneiro, único na América Latina, estimulará a pesquisa e desenvolvimento de projetos, além de qualificar estudantes e profissionais em uma das áreas mais avançadas da tecnologia aeronáutica, aplicável em aviões, helicópteros e satélites.

A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, também está apoiando a ação, com foco na possibilidade de desenvolver novas tecnologias para a fabricação de helicópteros. “Apoiar um projeto como esse, em parceria com o Grupo, é um passo muito importante para a Helibras. Nós poderemos trabalhar com tecnologias que podem ser usadas em helicópteros e aviões Airbus”, explicou Eduardo Marson Ferreira, presidente Helibras.

Redação
Publicado em 04/05/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h53


Mais Notícias