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O adeus de um gigante

Após 45 anos, Air France se despede do jumbo

Último voo com o 747-400 ocorrerá em janeiro de 2016


A Air France anunciou que encerrará os voos com o Boeing 747-400 no próximo ano. O modelo, que até recentemente era a principal aeronave de longo curso da companhia francesa, será substituído principalmente pelo Boeing 777-300ER, que oferece capacidade de transporte ligeiramente menor, mas proporciona considerável redução nos custos de operação e manutenção.

A Air France foi uma das primeiras operadoras do Boeing 747, iniciando seus voos na rota Paris – Nova York, em 3 junho de 1970, seis meses após a Pan American Airways estreitar com o modelo. Por quatro décadas, o jumbo foi o principal avião de longo curso da Air France, que operou 52 aeronaves de diversos modelos. A empresa operou praticamente todas as séries do Jumbo, incluindo os cargueiros. A exceção ficou por conta dos 747SP e 747-8I. O último 747-400 recebido pela companhia chegou a Paris em 2003.

No início da década passada, a Air France estabeleceu o Airbus A380 como seu principal avião de grande porte. Atualmente, 10 destas aeronaves estão em serviço enquanto outras duas foram encomendadas.

O último voo do 747-400 ocorrerá no dia 11 de janeiro, na rota Cidade do México – Paris. O F-GITI deverá pousar na capital francesa as 13h30 (local). A Air France ainda realizará um voo de despedida sobre a França no dia 14. O voo AF747 decolará do aeroporto Charles de Gaulle (CDG) e durante duas horas sobrevoará os principais marcos franceses.

Até meados dos anos 2000, o Boeing 747 foi flagship das principais companhias aéreas do mundo. Após 11 de setembro, com a redução na demanda e a alta constante no preço do petróleo, somando-se a eficiência dos aviões bimotores, o veterano jumbo começou a perder seu prestígio. O 747-8, a versão modernizada e com maior capacidade obteve pouco mais de 120 pedidos, ante as quase 700 encomendas da série -400.

Redação
Publicado em 09/12/2015, às 11h00 - Atualizado às 12h17


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