AERO Magazine
Busca

Segurança

Aeroporto de Amsterdã próximo do limite de segurança

Problemas nas pistas já ocorrem nos períodos mais congestionados


O aeroporto de Schiphol em Amsterdã está atingindo os limites para a movimentação segura de aeronaves em períodos de maior utilização de suas pistas. Esses riscos, segundo especialistas, devem ser enfrentados antes de qualquer ampliação futura.

Neste momento, não existem indícios de que o aeroporto seja menos seguro, mas a ação corretiva não pode demorar, segundo os órgãos que zelam pela segurança de voo no país.

hub em Amsterdã é um dos cinco mais movimentados na Europa. No ano passado, cerca de 63,6 milhões de passageiros passaram por Schiphol, ante os 58 milhões do ano anterior. As cinco pistas principais do aeroporto holandês somaram 479.000 movimentos de aeronaves no ano passado.

“Nenhuma decisão sobre a ampliação de Schiphol pode ser tomada antes de uma análise e solução relativos à segurança – tanto dentro como fora de suas instalações”. É o que determinou o Departamento de Segurança da Holanda. No ano passado, a administração do aeroporto concluiu que “chegaremos ao limite acordado para o limite de crescimento de Schiphol mais cedo do que o previsto – provavelmente, ainda em 2017”. O número de movimentos de aeronaves, segundo os órgãos de regulamentação, não deveria ultrapassar os 500.000 em 2020.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 03/05/2017, às 12h36 - Atualizado às 12h43


Mais Notícias