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Aerolíneas Argentinas receberá mais dois aviões

Aerolíneas Argentinas receberá dois novos 737 MAX entre julho e agosto


O LV-KEJ (ex-Belavia) realizou voos de teste antes de ser entregue à Aerolíneas Argentinas - AERO Magazine/Martín Romero
O LV-KEJ (ex-Belavia) realizou voos de teste antes de ser entregue à Aerolíneas Argentinas - AERO Magazine/Martín Romero

A Aerolíneas Argentinas aguarda a chegada de seu sexto Boeing 737 MAX 8, que fez um voo de teste na semana passada. A empresa espera adicionar duas unidades do modelo entre julho e agosto, que terão as matrículas LV-KEI e LV-KEJ. 

O primeiro avião a chegar à Argentina será o LV-KEJ, que realizou um voo de teste partindo do Boeing Field (BFI), nos Estados Unidos, para realizar os testes necessários, e depois chegará ao aeroporto de Moses Lake (MWH). Foi visto na pintura do cliente original da aeronave, a Belavia Air.

O LV-KEJ fez seu primeiro voo há pouco mais de um ano e foi estocado em consequência das restrições que o modelo sofreu após os acidentes fatais da Lion Air e da Ethiopian Airlines. A aeronave deve chegar ao país no final de julho.

Por sua vez, o LV-KEI ainda não possui mais dados. As chamadas aeronaves de whitetail (cauda branca, na tradução literal para o português) podem ter sido tomadas para agilizar as entregas pendentes. A Aerolíneas Argentinas tem um pedido firme de 11 unidades do 737 MAX 8, das quais já possui cinco aeronaves em operação.

O que é um “Whitetail”??

Chamam-se de "whitetail'' as aeronaves produzidas e que não foram entregues por diversos motivos. No caso da Aerolíneas Argentinas, o cliente original, a Belavia Air, não receberá o 737 MAX 8 pendente, o que deixa o avião livre para outra empresa assumi-lo.

Após o ‘groundeamento’ do 737 MAX, muitas empresas decidiram cancelar os pedidos feitos previamente e muitas outras, como o caso da Norwegian e Jet Airways, passaram por fortes turbulências econômicas que levaram à decisão de abandonar o modelo ou interromper as operações.

No caso dos MAX que seriam entregues à indiana Jet Airways, muitos deles foram para a brasileira Gol Linhas Aéreas. E não é exclusividade do modelo as aeronaves de “whitetail”. Há casos também no 787, e recentemente, em alguns Airbus A350 que deveriam ser entregues à Aeroflot, mas que passaram a fazer parte da frota da ITA Airways.

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Martín Romero
Publicado em 23/06/2022, às 06h05


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