AERO Magazine
Busca

Espaço

50 anos da primeira caminhada no espaço

Cosmonauta russo foi o primeiro homem a ficar livre no espaço


Há 50 anos, o cosmonauta Alexey Leonov abriu a escotilha da cápsula Volkshod 2 tornando-se o primeiro homem a caminhar no espaço. A chamada Atividade Extra-Veicular (EVA, na sigla em inglês) durou 23 minutos e 43 segundos, dos quais Leonov flutuou no espaço por 12 minutos e 9 segundos, ratificados pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale) como recorde mundial na Categoria Permanência Extraveicular no Espaço

Na época a exploração espacial ainda estava em seus primórdios e na ocasião a conquista tecnológica foi extraodinária. A operação que, obviamente fez manchetes mundiais, também teve seus momentos de ansiedade quando Leonov enfrentou grande dificuldade em retornar à apertada cabine do Vollkshod 2.

Entrevistado pela FAI neste 50º.aniversário, Leonov recordou, entre muitos outros detalhes, como se sentiu na iminência do feito mundial inédito. Sem esquecer a pátria-mãe, sempre tão necessitada na época, declarou: “Durante o experimento de deixar a nave espacial, trabalhar no espaço, retornar à cápsula e o voltar à Terra, me senti muito bem. Eu tinha plena certeza da qualidade de meu traje espacial e não tinha dúvidas com relação à confiabilidade da instrumentação e dos sistemas de suporte à vida”.

Pavel Belyayev, comandante da missão, e Alexey Leonov foram lançados ao espaço em 18 de março às 7h, retornando à Terra no dia seguinte.

Com o passar dos anos a FAI ratificou diversos recordes de permanência extra veicular no espaço, incluindo às 2 horas 31 minutos e 40 segundos de Neil Armstrong, que estabeleceu um novo recorde quando do pouso lunar em 1969. O recorde de Bruce McCandless, em 1984, também merece menção, pois se refere a primeira caminhada espacial sem ligação física à nave.

As primeiras conclusões de Leonov em seu detalhado relatório após o experimento:

- Deixar a nave espacial em pleno espaço é totalmente possível e não representa mais um mistério para o Homem.

- Uma pessoa em traje espacial adequado, equipado com um sistema de suporte à vida portátil, não pode somente sobreviver no espaço como executar algumas operações específicas previamente planejadas.

- É possível realizar algum trabalho físico para realizar observações científicas no espaço sideral.

Ernesto Klotzel
Publicado em 26/03/2015, às 09h00


Mais Notícias